.................Conhecer a Deus e fazê-lo conhecido.
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Pai nosso
Se essas religiões vivessem minimamente o conteúdo da ora¬ção do Pai-Nosso, haveria júbilo, e não choro, paz, e não guerras, requinte de lucidez, e não loucuras. Como o mais pujante dos oradores, o homem Jesus elevou sua voz.
Suas palavras penetraram no mais íntimo dos que o ouviam como a lâmina de um cirurgião que disseca os tecidos secretos. No meio do seu discurso, respirou profundamente, fez uma pausa serena e ensinou sua magna oração, criando uma plata-forma para que a humanidade tivesse um diálogo íntimo, trans¬lúcido e aberto com o misterioso Autor da existência. Ele bradou em voz bem alta:
Pai-Nosso
Que estás nos céus,
Santificado seja o Teu nome,
Venha a nós o Teu reino,
Seja feita a Tua vontade,
Assim na terra como no céu,
O pão nosso de cada dia nos dá hoje,
Perdoa as nossas ofensas,
Assim como temos perdoado a quem nos tem ofendido,
E não nos deixes cair em tentação,
Mas livra-nos do mal. (Mateus 6:9)
O Pai-Nosso é uma caixa de segredos. É preciso abri-la. Com as palavras dessa oração Jesus procurava emancipar as mentes, libertar a emoção. Nela, nenhum miserável foi excluí¬do, nenhum errante foi rechaçado, nenhum sacrifício foi pe¬dido, nenhum dogma, proclamado, nenhuma lei, estabelecida.
Seus enigmas fascinantes são capazes de expandir o poten¬cial humano não apenas no campo da espiritualidade, mas tam¬bém no terreno da saúde psíquica, das relações sociais, da supe¬ração de conflitos, da educação, do desenvolvimento da inteli¬gência, do resgate da liderança do eu. São implicações sur¬preendentes.
A oração do Pai-Nosso rima nos extremos: é singela e com¬plexa, calma e incendiaria, inofensiva e desafiadora. Jamais pala¬vras simples tiveram tanta profundidade. Jamais um texto tão pequeno foi tão revolucionário.
Experimente você também entender as entre linha desta maravilhosa oração..................
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário